Carta Aberta

Carta aberta: Cristian Baumgart

Carta aberta: Cristian Baumgart

Com muita satisfação, dou mais um pequeno passo rumo ao que acredito, que toda grande mudança começa a partir de nós mesmos.

Mas para que uma grande caminhada se torne mais leve, é preciso contar com companhias que estejam indo na mesma direção. Assim, convidei algumas pessoas que estão alinhadas com essa visão e, juntos, temos o prazer de dar boas-vindas ao Espaço colaborativo digital do Instituto Neuen, uma iniciativa que nasce para inspirar e trazer reflexões sobre nosso papel diante das mudanças rápidas, e muitas vezes tristes, que assistimos no mundo. Uma ideia nunca nasce sozinha. É por isso que quase o tempo todo falarei em nome de “nós”.

Somos uma plataforma colaborativa formada por pessoas que compartilham um objetivo comum: geração de impacto socioambiental positivo na escala ao nosso alcance. Pessoas apaixonadas pelo que fazem, seja no universo profissional, seja em nossas vidas pessoais, e conscientes de que nossas escolhas, em qualquer uma dessas áreas, geram impactos sociais e ambientais. Quero reunir mais pessoas que desejam compartilhar suas experiências e ideias para promover mudanças positivas em nossa sociedade.

Penso que cada um tem o poder de fazer a diferença e que, juntos, podemos construir um mundo melhor para ser habitado hoje e no futuro. 

Se você também pensa dessa forma, aqui terá a oportunidade de se conectar com pessoas que possuem interesses semelhantes, aprender com suas experiências e, com isso, contribuir com suas próprias perspectivas. Acreditamos que a diversidade de pensamentos é fundamental para a criação de soluções inovadoras e eficazes para os desafios que enfrentamos e, principalmente, os que ainda vamos enfrentar.

Nossa comunidade é um local acolhedor, onde incentivamos a expressão de opiniões, o compartilhamento de conhecimentos e um espaço saudável de discussões sobre temas da nossa época. Reconhecemos a importância do diálogo para a construção de um entendimento mútuo e na valorização de diferentes pontos de vista. Este é o primeiro insumo para que cada pessoa que passar por aqui possa, livremente, construir seus próprios pontos de vista. Ao meu ver, somente as ideias que partem de um lugar genuíno dentro de nós, podem, efetivamente, transformar-se em ações práticas. 

Encorajamos colunistas a explorarem temas relacionados a iniciativas com impacto socioambiental, falarem sobre projetos de sustentabilidade, ações de responsabilidade social, inovações tecnológicas voltadas para o bem-estar da sociedade, entre outros assuntos relevantes. Principalmente, queremos que cada um se sinta à vontade para trazer suas experiências pessoais – casos de sucesso ou desafios enfrentados – pois acreditamos que cada história pode inspirar e motivar outras pessoas.

Além disso, queremos dar a oportunidade de interação, por meio de comentários e fóruns, porque essa troca é fundamental para a construção de uma comunidade forte e colaborativa, onde cada um pode aprender com o outro e extrair seus próprios significados.

E por fim, agora de forma pessoal, agradeço por entrar neste espaço, mesmo em meio a agendas apertadas, para dar voz a pessoas que acreditam e trabalham por um mundo melhor. Cada um que se une em torno desse ideal comum contribui com este movimento e está trabalhando para essa construção,  que só será realmente efetiva quando  alcançar o âmbito coletivo.

Comente, queremos ouvir você.

Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acompanho desde o início deste trabalho maravilhoso que o projeto OPAOMA realiza…..Eu gostaria de ajudar más sinceramente não sei como…..Talvez vcs pudessem me designar alguma tarefa o que acham……Parabéns a todos os envolvidos neste projeto Fantástico🙏🏽

    José Alberto de Lima em 20/07/2023
    • Olá José Alberto, em primeiro lugar, agradecemos o apoio, isso já nos fortalece para continuar no dia a dia. Como deve acompanhar, hoje nosso trabalho está centrado em Angra dos Reis; muitas vezes, em ilhas acessíveis apenas de barco, o que dificulta que promovamos multirões, onde você poderia participar, por exemplo, caso seja da região. Mas ainda precisamos que o projeto cresça para realizamos eventos maiores. De qualquer forma, seu contato fica registrado em nosso mailing como “especial”, referindo-se a aqueles que realmente querem fazer parte. Mas pensando nesta demanda, de pessoas distante que se identificam com projeto, queremos incentivar pequenas ações individuais onde as pessoas possam se sentir conectadas ao Projeto Opaoma e ajudarem na nossa missão: limpar praias e contribuir com futuro sustentável.
      Estamos pensando em como tornar isso viável, mas mensagens como a sua nos mostram que estamos no caminho certo! Até lá, continue nos acompanhando, divulgue e faça sua parte onde passar! Um forte abraço

      Camila Capel em 25/09/2023
  2. Show pela parceria….Eu gostaria de ajudar más de verdade não sei como….Talvez vcs pudessem me designar alguma tarefa o que acham🙏🏽

    José Alberto de Lima em 20/07/2023
  3. Show pessoal!!!

    Camila Capel em 21/07/2023
  4. Parabéns pela iniciativa, na minha região na Serra da Cantareira criamos um grupo de mulheres engajadas com visões parecidas com a de vocês, acredito que podemos juntar forças.

    Luciana Ferrari em 08/09/2023
    • Obrigada pelo apoio e vontade de somar. Precisamos de iniciativas pontuais, dentro do possível para cada um, mas que façam a diferença onde estejam, o coletivo se forma assim. As mulheres acabam sendo impactadas pelo Opaoma pelo trabalho manual que começamos a desenvolver em parceria com artesãs locais. Depois nos conte do projeto de vocês! Abraços

      Camila Capel em 25/09/2023