Associação privada que tem como missão promover educação, conscientização e ações que levem pessoas a se questionarem sobre seus hábitos, estilo de vida e escolhas individuais que impactam no coletivo, incentivando-as a começar por pequenas ações agora. Fazemos isso por meio de projetos que olham para novas formas de ser e estar no mundo.
Sobre NEUEN
Acreditamos que o caminho para uma grande mudança passa pelas escolhas do indivíduo. Por isso, nosso objetivo é contribuir, na escala ao nosso alcance, com a ampliação da consciência de indivíduos para que cada um possa, livremente, escolher como atuar no mundo.
SAIBA MAIS (abre texto ou página abaixo)
Sobre o nome
NEUEN é uma palavra alemã que significa novo, traduzindo exatamente a visão e vontade de transformar. O nome NEUEN também é um palíndromo, ou seja, você pode lê-lo de trás para frente ou frente para trás que a palavra segue a mesma. Para nós, isso representa o cíclico – ida e volta; ação e reação; o fim como começo de algo novo representando nossa visão sobre o mundo.
IDEALIZADORES
Cristian Baumgart
Empresário e apaixonado por esportes radicais e pela natureza. Acredita no fluxo da vida e na simplicidade como modo de viver. “Klein anfangen”, dizia sua mãe, que, em alemão pode ser entendido como “comece pequeno”. Sabe que dando um passo depois do outro, prepara-se para dar passos ainda maiores. Não espera que as mudanças no mundo venham apenas por meio das grandes estruturas. Ele começa com pequenas ações na escala ao seu alcance.
Camila Capel
Escritora, educadora e mediadora de conflitos, é uma das idealizadoras do Instituto Neuen e de negócios com impacto socioambiental. Estuda sobre o desenvolvimento humano sob a ótica científica e à luz da Antroposofia. Busca trazer consciência sobre a ligação entre temas humanos e espirituais, conectando-os à prática da vida social, pessoal e profissional.
NOSSAS INICIATIVAS
Atualmente, o Instituto NEUEN possui dois principais projetos: Projeto Opaoma e NEUEN Bazaar.
Conheça cada uma delas
Projeto Opaoma
Principal iniciativa do Instituto NEUEN, promove a limpeza e proteção das praias e oceanos para preservar a vida marinha e viabilizar um futuro sustentável. O trabalho possui o intuito de coletar resíduos e rejeitos nas praias e mar, promover a educação e a conscientização. As parcerias com centros de reciclagem, com projetos parceiros e contratação de mão de obra local, também incentivam a economia local. A educação é um dos principais pilares do Instituto Neuen, assim, o Projeto Opaoma promove ações de educação ambiental e investe em pesquisas sobre o tema da reciclagem e redução da emissão de carbono.
As coletas acontecem diariamente nas regiões de Angra dos Reis e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e é feita por meio de duas embarcações e por uma equipe fixa, composta por uma equipe responsável tanto pelas coletas do dia a dia, quanto pela realização de ações voltadas à educação ambiental. Em 2022, foram coletadas mais de 4.600 toneladas de resíduos e rejeitos e até julho de 2023 já somou mais de 8 toneladas.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
NEUEN Bazaar
Com a intenção de promover a moda e a economia circular, o NEUEN Bazaar revende itens e acessórios doados e com alto valor agregado em sua It Store, Neuen Bazaar, em parceria com a loja Cansei Vendi Hiperlink (https://canseivendi.com.br/). Além de estimular a circulação de artigos second hand, fazendo as peças vendidas ganharem nova vida e novas memórias junto de seus novos donos, há um propósito ainda maior por trás: parte do valor arrecadado é direcionada ao Hospital Cruz Verde, instituição sem fins lucrativos que cuida de crianças e adultos com paralisia cerebral grave. ( hiperlink para conhecer a Cruz verde)
A compra de recursos usados propõe uma alternativa sustentável para reduzir o desperdício e maximizar a eficiência de processos produtivos. O projeto se ancora no conceito da economia circular incentivando a reutilização de bens, a fim de aumentar a vida útil e criar um ciclo virtuoso. Um dos pilares que fortalece a iniciativa é promover a consciência sobre os hábitos de consumo e fazer as pessoas refletirem cada vez mais sobre suas escolhas.
—-
INSTITUCIONAL ( DO INSTITUTO NEUEN)
COMO NÓS, DO INSTITUTO NEUEN, ENTENDEMOS O MUNDO
VAMOS TRANSFORMAR NOSSA CONSCIÊNCIA
Viver está cada vez mais desafiador. Lidamos com poluição, agrotóxicos, lixo, desmatamento, escassez de recursos. Na sociedade, desigualdade, violência, fome. No ser humano, ansiedade, estresse, depressão, sensação de impotência, falta de tempo… mas se é aqui que estamos, esses são os desafios que temos que transcender. É preciso encontrar novas maneiras de nos relacionarmos com as pessoas, com nossas questões e com nossos espaços. Para essa grande tarefa, precisaremos, primeiramente, transformar nossa própria consciência.
PORQUE FAZEMOS
Por que somos apaixonados pela vida, com tudo que ela contém. Também somos imensamente gratos à mãe Terra por nos acolher de forma tão generosa. Gratos por todos os privilégios que recebemos, acordamos todos os dias pensando em como deixar esse planeta um pouco melhor do que quando chegamos. Olhamos para esse grande terreno, chamado Terra, como um grande espaço público no qual coabitamos com outras pessoas. E colocando em prática o que aprendemos desde pequenos , sobre deixar os lugares que usamos em ordem, pensando em quem vai depois da gente. NoInstituto Neuen, pensamos, constantemente, em como vamos deixar esse espaço saudável para quem chegar depois de nós.
HISTÓRICO
O Instituto NEUEN foi constituído oficialmente em 2022, mas os idealizadores já realizavam ações sociais desde 2018, sob a forma de pequenas iniciativas. Dentre elas, The Little marketing bazar- From Farm to table, com objetivo de compartilhar produtos orgânicos, diretamente da fazenda da família e que também já reservava um espaço de venda de artigos second hand, estimulando, indiretamente, a moda circular. Uma iniciativa para amigos e amigos de amigos, que acontecia no formato de um divertido bazar, envolvendo as crianças, familiares e muitos voluntários, que doavam seu tempo para que o evento pudesse acontecer.
Ali, 100% do valor arrecadado era revertido para o Hospital Cruz Verde, referência em paralisia cerebral grave e cuja história se entrelaça à história de Camila, uma das idealizadoras do Instituto. Apesar de ser um evento intimista e sem pretensões, ela e seu marido Cristian entenderam que o Instituto Neuen nasceu, literalmente, na garagem de casa. A partir de agora, eles olham para frente com a visão de consciência e autoconsciência como forma de transformação coletiva.
2018
1ª edição – The Little marketing bazar; From Farm to table.
Com objetivo de reunir amigos próximos e incentivar as crianças a entrarem no movimento cíclico do bem, montamos a lojinha de garagem. A renda foi destinada ao Hospital Cruz Verde.
2019
2ª edição – The Little marketing bazar; From Farm to table.
A iniciativa animou as crianças, que queriam saber o que compartilhariam no próximo bazar. Nesse momento, surge a ideia de agregar os alimentos produzidos na fazenda da família. Voluntários apareceram de todos os lados para essa reunião de amigos e, agora, para amigos dos amigos, aumentando a escala.
2020
3ª edição – The Little marketing bazar; From Farm to table.
Em um ano de isolamento, reunir pessoas se tornou desafiador. Mas família, crianças e, agora, voluntários, somaram forças para que o movimento não parasse.
2021
The Little marketing bazar; From Farm to table se transforma em Instituto NEUEN.
A parceria com a loja Cansei Vendi traz mais força à ideia de economia circular, que agora pode ir para além da garagem.
2022
1 – Instituto NEUEN é constituído oficialmente.
A necessidade de deixar as coisas em total transparência, princípios da família, leva os idealizadores a constituir uma associação sem fins lucrativo
2 – Início das atividades do Projeto Opaoma.
Com limpeza de praias na região de Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
Seta em 2018: 1º edição- The Little marketing bazar
legenda: Com objetivo de reunir amigos próximos e incentivar as crianças a entrarem no movimento cíclico do bem, montamos a lojinha de garagem. A renda foi destinada ao Hospital Cruz Verde.
Seta em 2019: 2º edição The Little marketing bazar- From Farm to table
legenda: A iniciativa animou as crianças, que queriam saber o que compartilhariam no próximo bazar. Nesse momento, surge a ideia de agregar os alimentos produzidos na fazenda da família. Voluntários apareceram de todos os lados para essa reunião de
amigos e, agora, para amigos dos amigos, aumentando a escala.
Seta 2020: 3º edição The Little marketing bazar- From Farm to table
legenda: Em um ano de isolamento, reunir pessoas se tornou desafiador. Mas família, crianças e, agora, voluntários, somaram forças para que o movimento não parasse.
Seta em 2021: The Little marketing bazar- From Farm to table se transforma em Instituto NEUEN
legenda: A parceria com a loja Cansei Vendi traz mais força à ideia de economia circular, que agora pode ir para além da garagem.
Seta em 2022:
- Instituto NEUEN é constituído oficialmente
legenda: A necessidade de deixar as coisas em total transparência, princípios da família, leva os idealizadores a constituir uma associação sem fins lucrativo
- Início das atividades do Projeto Opaoma
legenda: Com limpeza de praias na região de Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
OS PILARES QUE IMPULSIONAM O INSTITUTO
Preservar o planeta é nossa missão conjunta. Com os objetivos de sustentabilidade da ONU como nossa bússola, trilhamos o caminho da esperança, transformando ações individuais em mudanças globais, para que as gerações futuras possam herdar um mundo abundante e resiliente.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Objetivos Globais, foram estabelecidos pela ONU no Acordo de Paris como um apelo universal para pôr fim à pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030. Os ODSs propostos pela Agenda 2030 estão baseados em cinco grandes temas transversais: pessoas, planeta, parcerias, paz e prosperidade. O Instituto NEUEN está alinhado às ODS e quer atuar em prol de um mundo melhor para as novas gerações.
- Emprego Digno e Crescimento econômico (ODS 8)
O desenvolvimento econômico dos países é muito importante para que as condições de vida da sua população melhorem, além disso, o aumento da empregabilidade é um fator essencial dentro das ODDS 8. Na escala que podemos alcançar, nossos projetos visam impactar a economia local, a exemplo do Projeto Opaoma, com geração de trabalho e apoio às cooperativas locais.
- Consumo e produção responsáveis (ODS 12)
Com o aumento do consumismo, pensar na sustentabilidade da produção e conscientizar sobre o consumo sustentável é muito importante. A ODDS 12 preza pela sustentabilidade no consumo e produção. Além do NEUEN Bazaar, o Projeto Opaoma conta com um braço que desenvolve produtos a partir do material coletado, entrando no ciclo de reciclagem ao dar vida nova ao material que seria descartado, apoiando essa ODS.
- Ação contra a mudança global do clima (ODS13)
As interações humanas no meio ambiente, como sabido, vêm alterando o clima. Tais mudanças se mostram bastante ameaçadoras para a nossa própria vida a longo prazo. Por isso, a ODDS 13 tem a missão de combater o progresso dessas alterações climáticas para minimizar suas consequências. Com esse objetivo, o Projeto Opaoma iniciou em 2023 uma pesquisa para compreender o impacto que a reciclagem dos resíduos nas praias, oceano e mangues tem na redução de carbono na nossa atmosfera.
- Vida na água (ODS 14)
A preservação dos ambientes aquáticos é essencial para a preservação da vida que existe nesse meio e, ainda, para garantir a sustentabilidade do planeta como um todo. Por isso, a ODDS 14 visa a preservação desses ambientes, local de atuação direta do Projeto Opaoma.
NÓS ESTAMOS NO PLANETA E O PLANETA EM NÓS.
No início, todos fomos apenas um embrião unicelular. Esta célula se dividiu até nos tornarmos o que somos, seres humanos, com seus órgãos sofisticados que realizam todas as funções sofisticas do organismo. Portanto, nossas células provêm de uma matriz. Assim, quando um homem e uma mulher se encontram, para a concepção, cada uma das duas individualidades deixa um pouco de si e, a partir disso, uma célula embrionária se multiplica até dar origem a um novo ser, que, por sua vez, tem a possibilidade de se reproduzir, continuando este ciclo.
Sob esta perspectiva, estamos sempre deixando um pouquinho de nós neste planeta, à medida que nos reproduzimos. Permanecemos como parte das células e, também, da história daqueles que ficam. Assim, é dada, a cada um de nós, uma parcela de responsabilidade diante do planeta que estamos deixando para quem chega depois. Afinal, nesta linha de raciocínio, voltamos a habitar este planeta de alguma forma, mesmo depois de partir.
MANIFESTO
Quando o homem entende que é constituído pelas mesmas coisas da qual o universo também é feito, sente-se um só com a natureza e consegue perceber que cuidando do planeta, está cuidando de si e quando cuida de si, está impactando positivamente seu entorno e, consequentemente, o planeta. Somos um microcosmo dentro do microcosmo. Entender-se como uma parte de individualidade dentro da totalidade, desperta a força da natureza dentro de nós. A realidade total de nossa existência consiste em uma realidade material e uma espiritual e é preciso obter um pensamento integrado entre ambas. Esse é o desafio proposto em nossa era.
Todos nós somos seres interdependentes no desafio constante de nos tornarmos humanos, portanto, nosso trabalho individual é, também, em prol do coletivo.
Somente a consciência será capaz de tornar nossos interesses mais amplos e fazer com que os interesses de toda humanidade se tornem, também, nossa causa.
Comente, queremos ouvir você.
Acreditamos que a troca é fundamental para evolução da nossa consciência.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *